Uberlandia / MG - terça-feira, 13 de abril de 2021

Dicas e Orientações

 O SEPTO NASAL 

        O septo nasal é a parede que divide a cavidade nasal em duas metades; ele é composto de um esqueleto de suporte central de cada lado cobertas por uma membrana mucosa. A parte da frente é uma estrutura firme mas flexível feito principalmente de cartilagem, no fundo e em baixo tem osso. O septo nasal ideal é exactamente na linha média, separando os lados esquerdo e direito do nariz em passagens de igual tamanho.

         O famoso "desvio de septo" ocorre quando o septo é deslocado da linha média. O sintoma mais comum a partir de um septo desviado ou torto é dificuldade em respirar pelo nariz. Os sintomas são geralmente piores, por um lado, e, por vezes, na verdade ocorrem no lado oposto da curva. Em alguns casos, o septo torto pode interferir com a drenagem dos seios da face, resultando em infecções repetidas de sinusite.

    Septoplastia é o tratamento cirúrgico preferido para corrigir um desvio de septo. Este procedimento não é geralmente realizado em menores, porque o septo cartilaginoso cresce até adolescencia. Os desvios septais ocorrem geralmente devido a trauma nasal.

          Um desvio de septo pode causar um ou mais dos seguintes:

  • O bloqueio de uma ou ambas as narinas
  • Congestão nasal, por vezes unilateral
  • Hemorragias nasais freqüentes
  • Sinusites freqüentes
  • Às vezes, dor facial, dores de cabeça, gotejamento pós-
  • Respiração ruidosa durante o sono (em lactentes e crianças jovens)
  • Em alguns casos, uma pessoa com um septo desviado levemente tem sintomas apenas quando ele ou ela também tem um (uma infecção do trato respiratório superior) "frio". Nesses indivíduos, a infecção respiratória desencadeia a inflamação nasal que piora temporariamente quaisquer problemas de fluxo de ar suaves relacionados ao desvio de septo. Uma vez que as resoluções "frios", e a inflamação nasal diminui, os sintomas de um desvio de septo, muitas vezes resolver também.

           Diagnóstico de um desvio de septo:

        Pacientes com sinusite crônica, muitas vezes têm congestão nasal, e muitos têm desvios do septo nasal. No entanto, para aqueles com esta condição debilitante, pode haver motivos adicionais para a obstrução da via aérea nasal. O problema pode resultar de um desvio do septo, edema (inchaço) das áreas infectadas, problemas alérgicos, hipertrofia da mucosa (aumento de tamanho), outras anomalias anatómicas, ou suas combinações. Um especialista treinado no diagnóstico e tratamento de ouvido, nariz e problemas de garganta pode determinar a causa de sua sinusite crônica e obstrução nasal.

            Sua primeira visita:

      Depois de discutir os seus sintomas, o médico especialista irá fazer uma análise do aspecto geral do seu nariz, incluindo a posição do seu septo nasal. Isto implica a utilização de uma luz e um espéculo nasal (um instrumento que se espalha suavemente abrir sua narina) para inspecionar a superfície interna de cada narina. Um exame com uma fibra ótica deve ser necessária.

             Septoplastia:

    A cirurgia pode ser o tratamento recomendado. A septoplastia é um procedimento cirúrgico realizado inteiramente através das narinas, em conformidade, sem hematomas ou sinais externos ocorrer. A cirurgia pode ser combinado com um rinoplastia, caso em que a aparência externa do nariz é alterada e inchaço / hematomas da face é evidente. A septoplastia também pode ser combinada com cirurgia sinusal(de sinusite).

       O tempo total necessário para a operação cerca de uma a uma hora e meia, em função do desvio. Isso pode ser feito com anestesia local ou geral. Após a cirurgia, não existe tamponamento nasal. A alta hospitalar é no mesmo dia.

Faça o agendamento de suas consultas online. Clique ao lado para ver os horários disponíveis.

Marcar consulta